Seguidores

terça-feira, 25 de setembro de 2012

gesso decidido

Boa tarde vizinhos (as)!!!

a obra continua parada, aguardando o pessoal que já foi contratado para o muro e revestimentos fazer a sua parte.
Por enquanto, para agilizar, fechamos o gesso e a previsão é para começar logo, talvez já na semana que vem!
meu irmão mesmo foi quem fez os projetinhos pra mostrar pro gesseiro como quero, bem simples, só pra não ter erro mesmo.

segue o que quero fazer:

todos os cômodos terão negativo ou baguete, como se chama em alguns lugares, como nesta foto:


os detalhes serão poucos. Na sala de jantar será feito como no projeto (só não reparem que está fora das proporções reais, só pra ilustrar mesmo):



é como nesta foto(só a parte com iluminação embutida):

No banheiro da suite será igual ao projeto, sendo que esta parte mais baixa é onde fica a banheira:

Na suíte, além do negativo terá esse rebaixo como no projeto e na foto que segue:




(esta foto linda foi retirada do google, se alguém for o dono/autor, favor avisar para receber os devidos créditos)

por último, o projeto geral do gesso do living, que terá além do negativo, uma barra contornando as salas e a lareira:

farei cortineiros em todos os comodos, adorooo!!!

e aí, o que acharam?
aguardo pitacos!

Bjux, Bia


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

assoalho de madeira

Bom tarde!

Escolhemos esta semana o assoalho da casa.
Isso me dá uma sensação boa, me anima, pois ele já faz parte dos acabamentos!!!(pausa para suspiros)
(...)
Acho que eu já havia comentado que colocaremos madeira na maior parte da casa, praticamente em tudo, com exceção da cozinha e banheiros, e parte externa claro..rsrsrs
Na casa dos meus pais temos madeira apenas nos quartos e a minha mãe se arrepende de não ter colocado nas salas, pois ela odeia (como a maioria das pessoas que conheço) limpar porcelanato.
A madeira é muito aconchegante e fácil de limpar.
O acabamento será feito com um produto chamado sinteko, que protege a madeira de arranhões, umidade e demais acidentes.
Na casa dos meus pais foi colocado há mais de três anos e até agora não tem um arranhão, fora que o acabamento (que pode ser brilho, acetinado ou fosco) é lindão.
Eu sou suspeita pra falar, pq adoro madeira nos acabamentos, mas nunca mais precisarei me preocupar com manutenção ou troca, pois é um material praticamente sem fim.

O único contra é que falando de madeira, não há como ter certeza do tom das tábuas (peças), pois a madeira é um material natural e portanto mutante de acordo com a luz solar e demais fatores que receber, mudando principalmente sua cor.
Por isso que é preciso bastante pesquisa para se chegar a madeira que mais atende os seus gostos.
No meu caso, considerei que será bastante madeira, portanto, não podia ser algo que pesasse muito.

As minhas preferidas, considerando resistência e qualidade eram:

Cumarú:


grápia/garapa/garapeira:


jatobá:


após pesquisar muuuuuuuuuuuuuito, e aliando a resistência e a qualidade à beleza, optei pela Grápia, também chamada de garapa e garapeira, dependendo da sua região.
Ela é uma madeira muito resistente, e umas das mais indicadas para assoalhos, pela qualidade que mantém com o passar dos anos.
Quando nova ela é bem amarelinha, até me assustei quando vi a amostra, mas com o tempo fica nestes tons da foto.
Gosto que a madeira apresente diferença de tonalidades, como é o caso da grápia, que oscila entre castanho, amarelo escuro e castanho rosado, acho que faz parte e demonstra que é madeira mesmo.

Pra quem gosta de cor uniforme, a pedida é o laminado mesmo, pois vc escolhe a cor que quer e não muda com o tempo.

Esclareça-se gente, não é que a madeira mude sempre, não é isso, é que depois que ela for colocada e receber o produto de finalização (sinteko) irá se adaptar aos fatores do ambiente e chegar na cor final dela. As maiores mudanças são nos primeiros anos, depois não se nota mais, e não é muito não, é só a tonalidade que se fixa.

Embora a nossa meta seja terminar por dentro até final do ano, acho que esta parte do assoalho não vai dar, pois é preciso que ele receba um fundo e fique gradiado (em pé) ao abrigo de sol, vento e umidade, por um tempo.

A largura das réguas será de 10 centímetros e a instalação é feita com parafusos conforme esta foto que achei no google:



Até tem mais largas e fica lindo, mas aí a instalação precisa ser com parafusos por cima da tábua e fica mais aparente pois os buraquinhos dos parafusos são tampados com torninhos (tampinhas de madeira). E como nem sempre o torninho será no mesmo tom, pois é feito de outra tábua, aparece bastante.

O prazo de entrega é até 40 (quarenta) dias, pedimos as réguas (tabuas) o mais compridas possível, pois nos quartos vamos tentar fazer o mínimo de emendas.

O preço foi R$ 60,00 o metro quadrado e compramos 90m², pois a área que vai receber o assoalho é de 83m² e sempre é recomendado comprar um pouco a mais por conta do desperdício nas emendas que pode acontecer.

A madeira já vem seca e pronta para instalação, mas quando recebermos, vamos passar um produto para fundo, preparando a madeira, depois ela será gradiada (colocada todas as tábuas lado a lado para secar bem) e somente depois será instalado o assoalho e passado algum tempo da instalação poderá receber o sinteko e estará finalizado.

ufaaa...trabalhoso né? mas acreditem, o resultado compensa!

alguém aí tem assoalho? o que me dizem da escolha?

Bjux pessoal e bom final de semana.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

lareira à gás - dúvida cruel!!!

Boa tarde pessoal!!!

eu ia fazer este post só mais pra frente, mas como estou (desde que me decidi por fazer a lareira) em uma dúvida cruel, resolvi fazer já, a fim de que de repente alguém me ajude!!!

Não sei se já mencionei, mas moramos em Santa Catarina e por aqui faz bastante frio no inverno e eu odeio frio, e, adoro lareiras, acho lindas, e então juntamos o útil ao agradável e resolvemos que vamos fazer uma lareira no nosso living (sala de estar e jantar juntas). Obaaaaaa!!!!


Como já havia dito no título será a gás, assim ajuda o meio ambiente (é mais ecológica) e elimina a possibilidade de fumaça, a limpeza, e ter que buscar lenha pra queimar!!!

Marquei segunda com um fornecedor de lareiras aqui da Cidade, e terei mais informações, pq não entendo bulhufas do assunto e estou na maior dúvida de como tem que ser a preparação do local por causa do calor que emite e tal.

Por enquanto, selecionei algumas idéias de lareiras que achei legais e que pretendo me inspirar, mas se alguém puder/quiser contribuir, inclusive com dicas e idéias, agradeço!!!















A primeira dúvida que surgiu era onde fazer. No canto? na parede do sofá? na parede do home? mais pra sala de estar? jantar? ....e por ai vai...e agora que este ponto já superamos estou na dúvida de que modelo fazer e conto com a ajuda de vcs.

Ah, vamos coloca-la ao lado do painel/móvel da TV e antes da janela da sala de jantar. Não deu pra entender (nem sei se eu entendi), então mostro:

*ficou meio apagadinho, mas é no lado direito da foto onde tem esse ponto de tomada e fiz um circulo em vermelho

esta parede mede 8,90m sendo mais ou menos metade para cada função (estar aqui na frente e jantar nos fundos onde tem a janela.

a minha idéia é que fique mais ou menos nessas proporções:

(onde nesta foto está o painel de madeira estará a janela)

Aguardo pitacos ansiosamente, inclusive se alguém souber sobre os materiais que posso utilizar.

Ah, segunda vou verificar também preços e tal e volto pra contar, caso alguém tenha interesse.

Bjux e bom feriadão!